quinta-feira, 10 de abril de 2014

Vida escolar - O começo

Julia já está com 2 anos e 9 meses e desde os 9 meses está na escolinha.
Sempre disse que ia colocá-la cedo, pois babá eu não queria. Acho importante o convívio com crianças da mesma idade. Socialização e independência são alguns dos fatores que me levaram a tal decisão. E não me arrependi.
Ela é muuuito independente e não tem vergonha alguma em nenhuma situação; o que às vezes até me deixa em maus lençóis, pois sou a vergonha em pessoa! rs
Confesso que o início da "vida escolar" dela não foi fácil pra mim. Escolhi uma escolinha lá perto da minha casa, já que ia trabalhar lá perto também. Nem tinha berçário, mas a dona me disse que ficaria com ela.
Fomos lá, 1o dia. Ela não me explicou nada nem disse que horas buscá-la. Deixei ela e saí. Sem rumo, sem saber pra onde ir. Que sensação horrorosa! Nos outros dias, comecei a observar o comportamento dela, das outras crianças, conversei com algumas mães e resolvi que ela não ia mais. Aí a dúvida se era insegurança minha ou se realmente tinha problema.
Fomos pra outra escolinha. E outra. Aí voltamos pra 2a, onde ela está até hoje.
Mas o que quero dizer com isso tudo? Que não é fácil - de verdade - deixar nossos filhos com quem quer que seja, ainda mais tão pequeninos. Que temos que ouvir nosso coração, nossa intuição de mãe, pois não há quem saiba o que é melhor pra eles do que nós mesmas.
Comentários irão aparecer. "Ah, coitadinha"; (não sei pq!), "Mas vai trocar de escola de novo?", "mas pra que, escolinha?" (essa, claro, porque decidi ficar com ela e não voltar a trabalhar no outro período!)... e por aí vai.
Lembrando que para fazer uma boa escolha devemos primeiro pegar referências com alguém. Veja se cabe no seu bolso. Geralmente escolinhas não são baratas. Vá visitar! E não marque horário. Chegue em pleno funcionamento. O melhor é que haja, até 1 ano de idade, um profissional para cada 3 crianças. Prestar bem atenção na limpeza. Tanto do local, como de crianças e professores.
Claro que há várias outras recomendações, mas acho que essas são as que mais devemos nos atentar. O resto a gente vai observando com o tempo, e dependendo da escola, ganhamos liberdade para "opinar" ou questionar.
Tem quem prefira - ou tenha necessidade - de deixar com babá ou com vó, mas aí são questões a serem discutidas em outro post. ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário